Devido ao elevado número de pessoas interessadas e ao êxito das edições anteriores, abrimos já as inscrições para a 4ª edição do Curso de Iniciação à Fotografia Digital com início no dia 7 de Janeiro de 2012.
O curso será realizado em 3 fins-de-semana consecutivos e as aulas irão decorrer nas tardes de sábados e domingos, a partir das 14h30m.
SE TE INSCREVERES ANTES DE 1 DE DEZEMBRO POUPAS 5€.
No próximo dia 1 de Outubro vamos dar início ao 3º Curso de Iniciação à Fotografia Digital e ainda temos lugar para ti.
Se não queres perder esta oportunidade de desenvolveres as tuas capacidades de visão, registo e edição digita de imagens, contacta já connosco e reserva o teu lugar.
Cumprimentos Fernando Amaral
289991071 ou 919063608
No período de férias que se aproxima seria difícil realizar um curso com a duração de 3 fins de semana. Por isso optamos por deixar as férias seguirem o seu ritmo normal, propondo aos mais ferrenhos alguns workshops temáticos de 1 dia apenas: modelos, paisagens e natureza serão os temas a abordar.
Não podia ter terminado melhor o 2º curso de iniciação à fotografia digital.
A julgar pelos resultados até se poderia pensar tratar-se de um curso avançado!
Mas muito para além dos milhares de excelentes fotos que todos nós fizemos, ficam as amizades que nasceram do nada e que certamente irão perdurar entre nós.
Pela minha parte sinto-me muito honrado por ter reunido este grupo extraordinário e particularmente feliz por terem partilhado comigo tanta paixão!
Também o projecto da GenteGiralgarve ficou muito enriquecido com este curso. Tanto a nível artístico como a nível humano.
Por onde passámos - Estoi (Palácio e Milreu), Olhão, Loja Antº Manuel - deixámos uma imagem positiva e soubemos captar mil imagens que nunca o tinham sido antes.
Agora é altura de colocar outras questões e dar continuidade à aventura.
Catalogar, organizar e fazer um back-up
Seleccionar as boas e muito boas
Editar bem as top 20 ou 30
Criar Slide shows, Power Points ou Álbuns
Publicar
Imprimir
Todos estes passos exigem tempo e conhecimentos, mas só o último implica despesas. E, se encontrarmos os apoios certos, talvez até se reduzam as despesas de impressão.
Como organizando uma exposição, por exemplo sobre Olhão, com as instituições locais.
Já vos tinha falado desta possibilidade e aguardo pela vossa participação empenhada.
Foi num ambiente fantástico de moda e glamour que decorreu ontem na Loja António Manuel, em Faro, a aula dedicada à Fotografia de Estúdio.
Aos fotógrafos do curso juntaram-se 9 modelos participantes no Workshop de Iniciação para Modelos Fotográficos. Com um espírito de entreajuda notável, todos(as) aproveitaram as excelentes condições oferecidas pelos bonitos spots disponibilizados pela loja, e viveram intensamente a experiência deste exigente tipo de fotografia.
Para adoçar ainda mais este dia especial, tivemos a presença de uma equipa de reportagem da LovalvisãoTV que, durante mais de duas horas, captou imagens e fez entrevistas, sem nunca perturbar o trabalho intenso que decorria simultaneamente em 4 spots diferentes.
Os nossos agradecimentos aos anfitriões, Sr. António Manuel e Sr. Luís Contreiras, pela disponibilidade e simpatia com que nos receberam mais uma vez. E a todos os fotógrafos e modelos um obrigado muito especial pela simpatia, educação e saber estar com que dignificaram o nome da GenteGiralgarve.
Mais um dia maravilhoso, mesmo a condizer com a nossa disposição. O sol algarvio no seu melhor. Quente "ma non tropo"! Agora juntemos a beleza e simpatia da Deborah e retiremos o "emplastro"... E ainda dizem que a perfeição não existe!...
Aproveito para vos deixar uma sequência de tratamentos em PhotoExpress para ver se também conseguem fazer parecido. Conservem o original intocado e avancem sem medos. Experimentar, errar e repetir é uma excelente forma de aprender.
Em cima a foto original. Um forte contra-luz para realçar os cabelos. Flash para suavizar as sombras e iluminar a cara. Teleobjectiva para deixar a modelo à vontade. Velocidade flash 1/200s Abertura máxima da lente f 5.6 Zoom 55-200 mm
A 2º foto é o 1º corte Abdico do ombro para realçar mais ainda a cara Ajuste de iluminação Brilho e contraste Acresce o efeito de cor
As 3ª , 4ª e 5ª fotos são estudos de diversos efeitos de cor.
As duas últimas são mais radicais e o corte mais apertado.
O Curso de Iniciação à Fotografia, decorreu em grande animação e entusiasmo.
Foi uma tarde fantástica, o dia solarengo era dominado pela luz, gostei imenso da explicação prévia dada na Junta de Freguesia, pelo Sr. Presidente, sobre as Ruínas de Milreu e a História da Festa da Pinha.
Gostei imenso de ter-mos ido fotografar esta "Quinta de Milreu", que eu, apesar de morar em S. Catarina da Fonte do Bispo, tão perto!-Nunca tinha tido oportunidade de conhecer.
No fim da sessão fotografica nas ruínas, o Professor Fernando Amaral, deu-nos uma aula muito prática, apoiada num PowerPoint, sobre o que há de mais fundamental para tirar uma boa fotografia.
Do evento resultaram algumas fotos que partilho neste Blog, através do seguinte Link:
Até o tempo se mostrou ameno e convidativo para receber os participantes no
2º Curso de Iniciação à Fotografia Digital.
Foi de facto um prazer percorrer as Ruínas de Milreu, depois de termos ouvido um resumo da sua história, apresentado pelo presidente da Junta de Freguesia de Estói, que também nos contou a lenda que está na origem da Festa da Pinha.
A ideia de realizar o 2º curso de iniciação à fotografia digital impôs-se naturalmente devido aos excelentes resultados obtidos com a primeira edição e ao número de pessoas interessadas que nele não puderam participar por termos atingido o limite de vagas! E, a julgar pelos dados já disponíveis, em Maio ou Junho estaremos a concretizar o 3º! Estamos, sem dúvida, a oferecer um serviço de formação e a suprir uma lacuna que os fotógrafos amadores do Algarve, alguns deles aspirantes a fotógrafos profissionais, sentiam necessidade.
Costuma-se ouvir dizer que em equipa que ganha não se mexe. Mas no nosso caso existem alguns aspectos que certamente iremos melhorar relativamente ao curso inicial e que resultam directamente das experiências nele adquiridas e de algumas sugestões bem fundamentadas dos participantes.
A principal alteração prende-se com o próprio calendário. Em vez de 3 fins-de-semana de 3 dias (6ªs, sábados e domingos), passamos agora a 4 fins-de-semana de 2 dias (sábados e domingos), mantendo contudo a duração total de 40 horas.
Também resolvemos disponibilizar, com muito mais antecedência, o acesso dos participantes já inscritos aos sítios a eles dedicados: este blog exclusivo e a página do grupo no FaceBook.
Convido-vos desde já a fazerem uma apresentação das vossas pessoas, experiências e expectativas, de forma a irmos conhecendo o grupo que irá viver em conjunto esta aventura.